domingo, 27 de novembro de 2016

Provas da Existência de Deus; Atributos de Deus; Providência Divina

Casa Espírita Missionários da Luz
ESDE1                                                                                                                      15/03/11

Tema: Provas da Existência de Deus;  Atributos de Deus;  Providência Divina

Objetivos:       
            a) Identificar Deus como Pai e Criador, citando provas
b) Explicar Deus sob os enfoques Filosófico, Científico e Religioso
c) Enumerar os atributos de Deus, conceituando-os
d) Conceituar Providência Divina
e) Explicar como se realiza a ação providencial de Deus sobre todas as criaturas

Bibliografia:
            - O Livro dos Espíritos – pergs 1 à 9, 11, 13 a 16; 540; 573;
            - A Gênese - “Deus” - Cap. II - itens 1 à 7 (Deus); 8 à 19 (Atributos); 20 à 30 (Providência);
            - O Céu e o Inferno -  Cap. VI “Doutrina das Penas Eternas” - itens 10 a 16;
            - Obras Póstumas - “Deus” - primeira parte – item 2.;
- O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XXV, 6 e 7; Cap. XIII, item 16;
- Estudos Espíritas, Cap.I, “Deus”, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco

Desenvolvimento:

  1. Leitura Inicial: “Tudo em Deus”, Caminho, Verdade e Vida, Cap. 101, Emmanuel/Chico Xavier, breves comentários; prece de abertura.

  1. Deus
 – Como podemos provar a existência de Deus?
Leitura das pergs. 1, 7, 8 e 9 de O Livro dos Espíritos, pelos participantes, com comentários.

Ao longo da literatura astrofísica os seguintes argumentos são freqüentemente mencionados :

1. O argumento cosmológico: o efeito da existência do Universo tem que ter uma causa satisfatória.
2. O argumento teleológico: o desígnio do Universo implica um propósito ou direção.
3. O argumento racional: a operação do Universo, de acordo com a ordem e lei natural, implica uma mente que o fez.
4. O argumento ontológico: as idéias do homem sobre Deus (a consciência de Deus) implica um Deus que imprimiu tal consciência.
5. O argumento moral: o sentido embutido do homem do bem e mal só pode ser considerada  por uma consciência inata de um código de lei--uma consciência implantada por um ser mais elevado.
(Em http://logoshp.6te.net/cie44.htm
Dr. "Fritz" Schaefer é Graham Perdue Professor de química e diretor do centro para computação quântica química na universidade da Geórgia.
Conferência que dr. Schaefer apresentou na universidade do Colorado na primavera de 1994)


Argumentações racionais sobre a existência de Deus:
Defendidas por São Tomás de Aquino  (1224 – 1274; Itália), em seu livro “Of God and His Creatures”:

i) Usou a teoria de Aristóteles sobre a lei do movimento, para provar a existência de Deus: - tudo que está em movimento é colocado e mantido em movimento por alguma outra coisa. É evidente que há um começo para o movimento. Esse começo, o motor inicial é imóvel.   ==> A isso, chama-se DEUS.

ii) É impossível que coisas contrárias e distintas caiam numa ordem harmoniosa, a não ser sob a orientação que dá a cada um e ao todo, a tendência a uma ordem. Mas no mundo nós vemos coisas de naturezas diferentes em um ordenação harmoniosa. Portanto, deve ter algum poder que mantém a ordem do mundo. ==> Este “ordenador” é Deus.

Deus é a causa das causas não causada. Esta prova foi descoberta por Sócrates que morreu dizendo: "Causa das causas, tem pena de mim". A negação da Causa primeira leva à ciência materialista a contradizer a si mesma, pois ela concebe que tudo tem causa, mas nega que haja uma causa do universo.

O famoso físico inglês Stephen Hawkins em sua obra "Breve História do Tempo", de 1988, reconheceu que a teoria do Big-Bang (grande explosão que deu origem ao universo, ordenando-o e não causando desordem, como toda explosão faz devido a Lei da entropia) exige um ser criador. Hawkins admitiu ainda que o universo é feito como uma mensagem enviada para o homem. Ora, isto supõe um remetente da mensagem. Ele, porém, confessa que a ciência não pode admitir um criador e parte então para uma teoria gnóstica para explicar o mundo.
Em Set/2010, em novo livro “The Grand Design” Hawkins, aos 68 anos,  diz que “Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física ”.

Como analisa Joanna em “Estudos Espíritas”, por muitas vezes a ciência, e mesmo a filosofia, tentaram “matar” Deus, mas acabam voltando a Ele...

  1. Atributos de Deus
Leitura sequencial dos itens 8 à 19, do Cap. II de A Gênese, pelos participantes, com comentários.

  1. Providência Divina
O que é providência divina?
A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial.” (A Gênese, Cap. II item 20)

Como se realiza essa ação providencial de Deus sobre todas as suas criaturas?

“Análogo fenômeno ocorre entre Deus e a criação. Deus está em toda parte, na Natureza, como o Espírito está em toda parte, no corpo. Todos os elementos da criação se acham em relação constante com ele, como todas as células do corpo humano se acham em contacto imediato com o ser espiritual. Não há, pois, razão para que fenômenos da mesma ordem não se produzam de maneira idêntica, num e noutro caso.
“Um membro se agita: o Espírito o sente; uma criatura pensa: Deus o sabe. Todos os membros estão em movimento, os diferentes órgãos estão a vibrar; o Espírito ressente todas as manifestações, as distingue e localiza. As diferentes criações, as diferentes criaturas se agitam, pensam, agem diversamente: Deus sabe o que se passa e assina a cada um o que lhe diz respeito.
“Daí se pode igualmente deduzir a solidariedade da matéria e da inteligência, a solidariedade entre si de todos os seres de um mundo, a de todos os mundos e, por fim, de todas as criações com o Criador.” (Quinemant, Sociedade de Paris, 1867.) (A Gênese, Cap. II, item 27)

Ler perg. 540 de O LE: tudo se encadeia na Natureza; tudo serve aos desígnios de Deus;
Ler perg. 573 de O LE: cada um pode ser útil em alguma coisa

Leitura do item 6 do Cap. XXV de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com comentários.

Ler trecho item 16, do Cap. XIII de O Ev.Seg.Esp.: somos instrumentos da Providência.

  1. Encerrar citando Jean-Paul Sartre – Paris 1905 à 1980 – filósofo

“Existencialismo”: o homem como dono de seu próprio destino e cuja vida é definida por seu projeto e por suas ações.
→ O homem é livre; liberdade absoluta; não tem tutores; não tem Deus;
→ “Se Deus existisse, o mundo teria sentido. Mas o mundo não tem sentido”.
→  o reconhecimento da existência de Deus, nos traz uma mensagem de Esperança, trazendo sentido à Vida.


  1. Prece de encerramento.


Caminho, Verdade e Vida, Cap. 101 “TUDO EM DEUS” - Emmanuel/Chico Xavier

       “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma.” — Jesus. (João, capítulo 5, versículo 30.)

Constitui ótimo exercício contra a vaidade pessoal a meditação nos fatores transcendentes que regem os mínimos fenômenos da vida.
O  homem nada pode sem Deus.
       Todos temos visto personalidades que surgem dominadoras no palco terrestre, afirmando-se poderosas sem o amparo do Altíssimo; entretanto, a única realização que conseguem efetivamente é a dilatação ilusória pelo sopro do mundo, esvaziando-se aos primeiros contactos com as verdades divinas. Quando aparecem, temíveis, esses gigantes de vento espalham ruínas materiais e aflições de espírito; todavia, o mesmo mundo que lhes confere pedestal projeta-os no abismo do desprezo comum; a mesma multidão que os assopra incumbe-se de repô-los no lugar que lhes compete.
Os discípulos sinceros não ignoram que todas as suas possibilidades procedem do Pai amigo e sábio, que as oportunidades de edificação na Terra, com a excelência das paisagens, recursos de cada dia e bênçãos dos seres amados, vieram de Deus que os convida, pelo espírito de serviço, a ministérios mais santos; agirão, desse modo, amando sempre, aproveitando para o bem e esclarecendo para a verdade, retificando caminhos e acendendo novas luzes, porque seus corações reconhecem que nada poderão fazer de si próprios e honrarão o Pai, entrando em santa cooperação nas suas obras.




O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXV, “OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CÉU”
6. Não acumuleis tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os desenterram e roubam; – acumulai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os comem; – porquanto, onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração.
Eis por que vos digo: Não vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?
Observai os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai celestial os alimenta. Não sois muito mais do que eles? e qual, dentre vós, o que pode, com todos os seus esforços, aumentar de um côvado a sua estatura?
Por que, também, vos inquietais pelo vestuário? Observai como crescem os lírios dos campos: não trabalham, nem fiam; entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se  Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada na fornalha, quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!
Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos vestiremos? como fazem os pagãos, que andam à procura de todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que tendes necessidade delas.

Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão dadas de acréscimo. – Assim, pois, não vos ponhais inquietos pelo dia de amanhã, porquanto o amanhã cuidará de si. A cada dia basta o seu mal. (S. MATEUS, 6:19 a 21 e 25 a 34.)

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