sexta-feira, 2 de junho de 2017

Os Mensageiros – Cap 9 – Ouvindo Impressões

Casa Espírita Missionários da Luz - ESDE - 18/04/2017
Estudo do livro: Os Mensageiros – André Luiz

Tema: Os Mensageiros – Cap 9 – Ouvindo Impressões

Objetivos:
- Estudar exemplos de médiuns que faliram em suas encarnações, refletindo em nossas próprias experiências atuais.

Bibliografia:
- Os Mensageiros, André Luiz/Emmanuel, Cap 9;
- Livro dos Médiuns, Cap. XX item 226, 227, 228;
- Obras Póstumas, Allan Kardec, 1ª parte, ‘Os Desertores’; 2ª parte, Nota da comunicação de 12 de junho de 1856 – “Minha Missão”;
- Vida, Desafio e Soluções, Joanna de Ângelis, Cap. 3 item 3.4 ‘Apoios ineficazes’

Material: apresentação PowerPoint.

Desenvolvimento:

  1. Apresentação de slides  com o conteúdo dos estudos:

a)     “Muitos grupos se mantinham em palestra interessante e educativa, observando eu que quase todos comentavam as derrotas sofridas na Terra.”
èpor que essas conversas sobre os erros passados eram educativas? Não seriam reclamações? Reforçar o mal, o erro?
           
b)    “Nosso orientador – explicou-me Vicente, solicito – considera trabalho útil toda conversação sadia que nos enriqueça os conhecimentos e aptidões para o serviço. Pelas nossas palestras construtivas, portanto, receberemos também a remuneração devida à cooperação normal.” (Cap. 6)
==> falavam sobre as derrotas sofridas, percebendo o erro cometido; não se tratava de revolta nem reclamação; era um aprendizado o relatar os problemas, revendo os erros e as soluções que deveriam ter sido tomadas na época.

c)    Laços de Família x compromissos espirituais na mediunidade - 1
“Algo se fazia ouvir sempre, com voz muito alta, em meu espírito, compelindo-me ao desempenho da tarefa;”   èchamamento dos guias espirituais

- marido ciumento e filhas, que não aceitavam as tarefas da esposa/mãe na CE

“sempre temos recursos e pretextos para fugir às culpas. Encaremos nossos problemas com realismo.”
è“Talvez pudesse conquistar o entendimento do esposo e a colaboração afetuosa das filhas, se trabalhasse em silêncio, mostrando sincera disposição para o sacrifício.”
èEm verdade, nunca pude sofrer a incompreensão dos meus, sem reclamar.”

d)    “Teríamos atendido perfeitamente aos nossos deveres, se tivéssemos usado todas as receitas de obediência e otimismo que fornecemos aos outros.”
èé fácil conciliar as atividades da CE com as da família?

e)    Laços de Família x compromissos espirituais na mediunidade - 2
“Não executei minha tarefa mediúnica, em virtude da irritação que me dominou, dada a indiferença dos meus familiares pelos serviços espirituais.”
Não suportava qualquer parecer contrário ao meu ponto de vista, em matéria de crença, incapaz de perceber a vaidade e a tolice dos meus gestos.”
“nos empenhávamos em discussões e não trocávamos apenas os insultos contundentes, mas também os fluidos venenosos, segregados por nossa mente rebelde e enfermiça.”

f)                           
Reclamação
X
Trabalho com Obediência e Otimismo
Irritação, orgulho
X
exemplo no Bem




g)    “Por isso mesmo, exortou-nos Jesus a amar os inimigos e a orar pelos que nos perseguem e caluniam. Isso porque somos inconseqüentes toda vez que passamos recibo a insultos e provocações com os quais nada temos que ver.”
“Se temos o espírito pacificado no dever cumprido, a que título deixar a estrada real do bem, a fim de ouvir as sugestões das trevas nos despenhadeiros do mal? Além disso, se estamos em paz, à frente de irmãos nossos envolvidos em sombra ou desespero, não seria justo nem humano agravar-lhes o desequilíbrio com reações impensadas, quando os sãos, perante Jesus, são chamados a socorrer os doentes, com a sincera disposição de compreender e servir, aliviar e auxiliar.” (Emmanuel, Ceifa de Luz, Cap. 49)

h)   “Os médiuns, que fazem mau uso das suas faculdades, que não se servem delas para o bem, ou que não as aproveitam para se instruírem, sofrerão as consequências dessa falta?”
“Se delas fizerem mau uso, serão punidos duplamente, porque têm um meio a mais de se esclarecerem e o não aproveitam. Aquele que vê claro e tropeça é mais censurável do que o cego que cai no fosso.” (LM, Cap. XX, item 226, 3ª)

i)     “As qualidades que, de preferência, atraem os bons Espíritos são: a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor do próximo, o desprendimento das coisas materiais. Os  defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria.” (LM, Cap. XX, item 227)

j)      Mediunidade x Medo da Mistificação
“O chamamento ao serviço ressoou no tempo próprio, orientando-me o raciocínio a melhores esclarecimentos; nossos instrutores me proporcionavam os mais santos incentivos, mas desconfiei dos homens, dos desencarnados e até de mim mesma.”

“você olvidou que, na esfera carnal, o maior interesse da alma é a realização de algo útil para o bem de todos, com vistas ao Infinito e à Eternidade.”

k)    Andei em luta com o ódio de inimigos encarniçados, com a injúria, a calúnia, a inveja e o ciúme; libelos infames se publicaram contra mim; as minhas melhores instruções foram falseadas; traíram-me aqueles em quem eu mais confiança depositava, pagaram-me com a ingratidão aqueles a quem prestei serviços. A Sociedade de Paris se constituiu foco de contínuas intrigas urdidas contra mim por aqueles mesmos que se declaravam a meu favor e que, de boa fisionomia na minha presença, pelas costas me golpeavam. Disseram que os que se me conservavam fiéis estavam à minha soldada e que eu lhes pagava com o dinheiro que ganhava do Espiritismo. Nunca mais me foi dado saber o que é o repouso; mais de uma vez sucumbi ao excesso de trabalho, tive abalada a saúde e comprometida a existência.”
ède quem é essa fala? Allan Kardec! Nada se consegue sem esforço, perseverança, coragem e, principalmente, convicção na providência divina!
ètemos relatos de Divaldo, de Chico, que sofreram igualmente diversos problemas emocionais difíceis, e perseveraram!

l)     “Graças, porém, à proteção e assistência dos bons Espíritos que incessantemente me deram manifestas provas de solicitude, tenho a ventura de reconhecer que nunca senti o menor desfalecimento ou desânimo e que prossegui, sempre com o mesmo ardor, no desempenho da minha tarefa, sem me preocupar com a maldade de que era objeto.” (Obras Póstumas, Allan Kardec, 2ª parte, Nota da comunicação de 12 de junho de 1856 – “Minha Missão”).

m)  “Fora de crer que os espíritas de hoje, esclarecidos por esses exemplos, evitariam cair nos mesmos erros. Assim, porém, não é. Ainda por longo tempo haverá irmãos falsos e amigos desassisados; (...). Ao contrário, os espíritas transviados bem depressa reconhecerão o erro em que incidiram e virão colaborar com maior ardor na obra por um instante abandonada e, atuando de acordo com os Espíritos superiores que dirigem as transformações humanitárias, caminharão a passo rápido para os ditosos tempos prometidos à Humanidade regenerada. Allan Kardec (Espírito) Paris, novembro de 1869.” (Obras Póstumas, 1ª parte, ‘Os Desertores’)

n)   Mediunidade x Dependência Psicológica
“faltou-me o amparo da esposa. Enquanto a tive a meu lado, verificava-se profundo equilíbrio em minhas forças psíquicas. A companhia dela, sem que eu pudesse explicar, compensava-me todo gasto de energia mediúnica. Minha noção de balanço estava nas mãos de minha querida Adélia. Esqueci-me, porém, de que o bom servo deve estar preparado para o serviço do Senhor, em qualquer circunstância. Não aprendi a ciência da conformação e nem me resignei a percorrer sozinho as estradas humanas.”
èqual foi o problema dele? Parece ser como o anterior, que não se sentiu capaz de seguir adiante com suas próprias fragilidades.

o)    “O ser psicológico maduro enfrenta desafios e vence-os com naturalidade, sem pressa, confiando no próprio crescimento e nos recursos de que possa usufruir na convivência social. Quando se fragiliza, para, reflexiona e recomeça, procurando fortalecer-se na própria luta, evitando fugir, porquanto esse recurso não leva a nada.”
(Vida, Desafio e Soluções, Joanna de Ângelis, Cap. 3 item 3.4 ‘Apoios ineficazes’)

2.    Exercício de reflexão em grupinhos de 3:
- E se eu desencarnasse hoje? Cumpri meu objetivo de vida?

Comentários dos grupos.

3.    Prece final




Um comentário: