quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Estudo Nosso Lar - Capítulo 47

Casa Espírita Missionários da Luz
Estudo Livro Nosso Lar – 01/11/2016

Tema:  Capítulo 47 de Nosso Lar
Objetivos:
- Entender as preocupações da reencarnação relacionadas com objetivos, provas, corpo físico.
                                                                                              Coordenação: Augusto
Bibliografia:  
- Nosso Lar, André Luiz/Chico Xavier, Cap. 47
- O Consolador, Emmanuel/Chico Xavier, questão 35
- Missionários da Luz, André Luiz/Chico Xavier, cap. 12,13 e 14
- LE, Allan Kardec, questões 132, 330, 331, 335 e 341
Parte superior do formulário

Material: notebook e projetor
Prece Inicial.
Desenvolvimento:
Leitura inicial: Texto Momento Espirita, Reencarnação e Vida

Projetar textos de André Luiz:
Capitulo 47
“Realizou-se a homenagem afetuosa na noite em que o Departamento de Contas lhe entregou a notificação do tempo global de serviço na colônia. “
“A senhora Laura me pareceu mais circunspecta, mais grave. Notava-se lhe o esforço para acompanhar a corrente de otimismo geral. “
- Creio não me demorar mais que dois dias. Terminaram as aplicações do Serviço de Preparação, do Esclarecimento. E, com um olhar algo triste, concluía:
- Como vê, estou pronta. “
“- Espero, entretanto, que se encontre animada para a luta. É uma glória seguir para o mundo, nas suas condições. Milhares e milhares de horas de serviço a seu favor, perante a comunidade de mais de um milhão de companheiros. “
- Tudo isso me reconforta - exclamou a dona da casa, sem disfarçar a preocupação íntima -, mas devemos compreender que a reencarnação é sempre uma tentativa de magna importância. “
“(...) precisamos confiar na Proteção Divina e em nós mesmos. O manancial da Providência é inesgotável. É preciso quebrar os óculos escuros que nos apresentam a paisagem física como exílio amarguroso. Não pense em possibilidades de fracasso; mentalize, sim, as probabilidades de êxito. Além do mais, é justo confiar alguma coisa em nós outros... “
“(...) tenho receio daquele olvido temporário em que nos precipitamos. Sinto-me qual enferma que se curou de numerosas feridas... Em verdade, as úlceras não mais me apoquentam, mas conservo as cicatrizes. Bastaria um leve arranhão, para voltar a enfermidade. “
“O grande perigo, ainda e sempre, é a demora nas tentações complexas do egoísmo. “
“(...) não dê tamanha importância às influências das zonas inferiores. Seria armar o inimigo para que nos torturasse. O campo das ideias é igualmente campo de luta. Toda luz que acendermos, de fato, na Terra, lá ficará para sempre, porque a ventania das paixões humanas jamais apagará uma só das luzes de Deus.“
“(...) nossa zona mental é campo de batalha incessante. É preciso aniquilar o mal e a treva dentro de nós mesmos, surpreendê-los no reduto a que se recolhem, sem lhes dar a importância que exigem. Sim, agora compreendo. “
“E não podemos esquecer que Laura volta à Terra com extraordinários créditos espirituais. Ainda hoje, o Gabinete da Governadoria forneceu uma nota ao Ministério do Auxílio, recomendando aos cooperadores técnicos da Reencarnação o máximo cuidado no trato com os ascendentes biológicos que vão entrar em função para constituir o novo organismo de nossa irmã. - Ah! é verdade - disse ela -, pedi essa providência para que não me encontre demasiadamente sujeita à lei da hereditariedade. Tenho tido grande preocupação, relativamente ao sangue. “

PERGUNTAS:

Projetar textos:
LE 132 Objetivo da encarnação: “Deus lhes impõe a encarnação com a finalidade de leva-los à perfeição; para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. “
LE 330 Os Espíritos sabem a época em que irão reencarnar?
- Eles a presentem, como o cego sente o fogo de que se aproxima. Sabem que devem retomar um corpo, assim como sabeis que deveis morrer um dia, mas sem saber quando isso acontecerá.

LE 331 Todos os Espíritos se preocupam com sua reencarnação?
- Há os que nunca pensam nela, que nem mesmo a compreendem. Para alguns, a incerteza que experimentam em relação a seu futuro é uma punição.

LE 335 O Espirito pode escolher o corpo no qual deve reencarnar, ou apenas o gênero de vida que lhe vai servir de provação?
- Ele também pode escolher o corpo, pois as imperfeições desse corpo são provas que o ajudam em seu adiantamento, se vencer os obstáculos que encontrar. Pode pedir, mas a escolha nem sempre é dele.

LE 341 A incerteza que o Espirito experimenta quanto à eventualidade do sucesso nas provações que vai sofrer na vida é para ele motivo de ansiedade, antes da sua encarnação?
- Uma ansiedade enorme, já que as provações de sua existência poderão fazê-lo retardar ou avançar, conforme a maneira como ele as tiver suportado, bem ou mal.
“As leis da genética encontram-se presididas por numerosos agentes psíquicos que a ciência da Terra está longe de formular, dentro dos seus postulados materialistas. Esses agentes psíquicos, muitas vezes, são movimentados pelos mensageiros do plano espiritual, encarregados dessa ou daquela missão junto às correntes da profunda fonte da vida. Eis por que, aos geneticistas, comumente se deparam incógnitas inesperadas, que deslocam o centro de suas anteriores ilações. “ (Consolador, Emmanuel, questão 35)
“Elevando-se a alma em cultura e conhecimentos, e, consequentemente, em responsabilidade, o processo reencarnacionista individual é mais complexo, fugindo à expressão geral, como é lógico. Em vista disso, as colônias espirituais mais elevadas mantêm serviços especiais para a reencarnação de trabalhadores e missionários. ” (Missionários da Luz, cap.12)
“E a lei da hereditariedade fisiológica?  Funciona com inalienável domínio sobre todos os seres em evolução, mas sofre, naturalmente, a influência de todos aqueles que alcançam qualidades superiores ao ambiente geral. Além do mais, quando o interessado em experiências novas no plano da Crosta é merecedor de serviços «intercessórios», as forças mais elevadas podem imprimir certas modificações à matéria, desde as atividades embriológicas, determinando alterações favoráveis ao trabalho de redenção. “ (Missionários da Luz, cap. 12)
“A reencarnação nunca pode ser vulgar. Para isso, trabalham aqui centenas de técnicos em questões de Embriologia e Biologia em geral, no sentido de orientar as experiências individuais do futuro de quantos irmãos se ligam a nós no esforço coletivo. “ (Missionários da Luz, cap.12)
“Há companheiros de grande elevação que, ao voltarem à esfera mais densa em apostolado de serviço e iluminação, quase dispensam o nosso concurso. Outros irmãos nossos, contudo, procedentes de zonas inferiores, necessitam de cooperação muito mais complexa. “ (Missionários da Luz, cap.13)
“Não podemos esquecer, no entanto, que a reencarnação é o curso repetido de lições necessárias. A esfera da Crosta é uma escola divina. E o amor, por intermédio das atividades «intercessórias», reconduz diariamente ao banco escolar da carne milhões de aprendizes. “ (Missionários da Luz, cap.13)
“A criatura terrena herda tendências e não, qualidades. As primeiras cercam o homem que renasce, desde os primeiros dias de luta, não só em seu corpo transitório, mas também no ambiente geral a que foi chamado a viver, aprimorando-se; as segundas resultam do labor individual da alma encarnada, na defesa, educação e aperfeiçoamento de si mesma nos círculos benditos da experiência. Se o Espírito reencarnado estima as tendências inferiores, desenvolvê-las-á, ao reencontrá-las dentro do novo quadro de experiência humana, perdendo um tempo precioso e menosprezando o sublime ensejo de elevação. Todavia, se a alma que regressa ao mundo permanece disposta ao serviço de auto elevação, sobrepairará a quaisquer exigências menos nobres do corpo ou do ambiente, triunfando sobre as condições adversas e obtendo títulos de vitória da mais alta significação para a vida eterna. Em sã consciência, portanto, ninguém se pode queixar de forças destruidoras ou de circunstâncias asfixiantes, em se referindo ao círculo onde renasceu. Haverá sempre, dentro de nós, a luz da liberdade intima indicando-nos a ascensão. Praticando a subida espiritual, melhoraremos sempre. Esta é a lei. “ (Missionários da Luz, cap.13)
“Sim, porque nas obrigações determinadas de certos Espíritos na reencarnação, as autoridades de nossa esfera de luta dispõem de suficiente poder para intervir na lei biogenética, dentro de certos limites, ajustando-lhe as disposições, a caminho de objetivos especiais. “ (Missionários da Luz, cap.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário