segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Lei de Justiça, Amor e Caridade – Caridade e Amor ao Próximo

Casa Espírita Missionários da Luz - ESDE1 - 26/11/2013

Tema: Lei de Justiça, Amor e Caridade – Caridade e Amor ao Próximo

Objetivos:
a) Ressaltar a importância da caridade e amor ao próximo
b) Identificar a caridade moral e material


Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs: 886 à 888; 643
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, item 4, Cap. XV – Fora da Caridade não há salvação.


1. Leitura Inicial: Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV, item 1.

2. Prece e comentário da página (o juízo final).

3. Leitura e comentários da perg. 886:
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”
BIP
O que é benevolência? Indulgência? Perdão?
Normalmente, o que entendemos por “caridade”?
==> ajudar a quem precisa de ajuda material. Esse conceito está nos dicionários.  Se fosse assim, os países ricos não precisariam fazer a caridade... Temos agora um novo conceito: BIP

Segundo Kardec, a caridade “abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes

No Evangelho, Cap. XI, item 4, temos: Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.”

Escrever no quadro: O Homem e o Próximo

Pensar:
Reflexão

(O Homem consigo mesmo)
Sentir
<==

A sociedade:
o próximo
==>
Agir

Sentir   ==> todos os sentidos ou faculdades que uso para perceber o mundo fora de mim
Pensar ==> reflexão que fazemos, com o que recebemos do mundo exterior.
Agir      ==> reação do processamento das informações recebidas: ação

Esse mecanismo acontece o tempo todo. O “agir” de um é o “sentir” do outro.
ð  Uma mesma ocorrência, dependendo das pessoas envolvidas, tem resultados diferentes. Concordam?
É igual o `pensar` de todas as pessoas? Não! Pq não?
==> pq depende de nosso mundo íntimo; do que realmente somos.

Nos Espíritos inferiores, o “agir” é “reagir” e, normalmente no mesmo teor do que recebeu (sentiu).
E nos Espíritos Puros? Como é esse “agir”: é “reagir” no automatismo do BEM...

Vejamos no NT, Mateus, 26-48:50, a cena da prisão de Jesus:
“Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o.
E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.  Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”

Evangelho de Lucas, 23-33:34 – a cena da crucificação:
“Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.”
ð  Como reagiu Jesus?

Quem tem o “pensar” curto, age ou reage? ==> reage
E quem tem o “pensar” longo?                    ==> age
Mas essas ações são sempre boas e as reações sempre ruins? ==> não! Depende do que cada um traz dentro de si; de suas aquisições morais.

==> precisamos desenvolver essas três potências, para evoluirmos: SENTIR, PENSAR, AGIR

Sentir
Percepção
As coisas do mundo me mudam
Pensar
Entendimento
Eu me transformo
Agir
Vontade
Eu mudo o mundo

Pensar: depende só de mim;
Sentir: tem um componente de fora; é o mais difícil de trabalhar.

Onde ficam as “paixões”? No “Sentir”...
Voltando à caridade: são três virtudes que a compõem:
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

Analisando os três aspectos de nossa interação com o próximo, quais as virtudes da caridade que devo usar para controlar ou dirigir cada aspecto?

Sentir
Perdão
Pensar
Indulgência
Agir
Benevolência

Sentir x Perdão
  • receber o julgamento ou as ações do outro, com o filtro do perdão, impedindo que o mal gerado pelo próximo se instale em nosso mundo íntimo. Se o mal se instala em nosso mundo íntimo, respondemos com o mal também!;
  • o perdão só filtra o mal; o bem passa!;
  • com o perdão ficamos invulneráveis ao ataque do mal.


Pensar x Indulgência
  • analisar ou julgar o caráter ou conduta do próximo, com a virtude da Indulgência
  • o indulgente realça a luz do outro e não seus defeitos
  • a indulgência não é cega; vê os defeitos dos outros mas não os realça
  • a indulgência nos auxilia a identificar, reconhecer os nossos próprios defeitos

Agir x Benevolência
  • aqui tem um item que fala do atendimento à carência material;
  • a nossa Vontade deve ser agir no BEM, em todas as circunstâncias;
  • agindo no BEM, transformamos o mundo

Há quem esteja impedido de agir no bem?
643. Haverá quem, pela sua posição, não tenha possibilidade de fazer o bem?

A Caridade, na nossa relação com o próximo, é o exercício dessas três virtudes: benevolência, perdão, indulgência.

==> Leitura de o Evangelho, Cap. XV, item 5:
Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro”, isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.”

==> Caridade é o caminho da “salvação”: aperfeiçoamento espiritual, evolução do Espírito: só com a caridade!
  

5.   Prece final.
6.   Avaliação

Apenas 4 pessoas presentes.

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