segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Perispírito

Casa Espírita Missionários da Luz
ESDE1                                                                                                                     07/05/2013

Tema: Perispírito
           
Objetivos:
a) Conceituar Perispírito à Luz da Doutrina Espírita
b) Citar características e funções do Perispírito

Bibliografia
O Livro dos Espíritos – 2a parte, pergs 93 a 95;
-         Obras Póstumas – 1a parte, itens 10, 12, 13 e 16 - “ O Perispírito como Princípio das Manifestações”
-          O Livro dos Médiuns – Cap. I – 2ª parte, 54 à 57; Cap. XIV – 18;
-          O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. IV – 24;
-          A Gênese – Cap. XI – 17 e 18,  Cap XIV, itens 7 a 11 e 18;
-           cap. 1 do livro “Correnteza de Luz”, Raul Teixeira/ Camilo.

Material
Notebook, projetor

Desenvolvimento:

O tema deverá ser abordado através da apresentação de slides.

  1. Leitura Inicial:
  2. Prece final
  3. Avaliação:

Anexos: Slides

Perispírito
¨  Perispírito
O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma. 
(A Gênese, Cap. XIV, item 7)
Perispírito

¨  Perispírito
O Espírito, encarnado, conserva, com as qualidades que lhe são próprias, o seu perispírito que, como se sabe, não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que de uma atmosfera fluídica.   (A Gênese, Cap. XIV, item 18)
¨  Perispírito
Pela sua união íntima com o corpo, o perispírito desempenha preponderante papel no organismo. Pela sua expansão, põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados. (A Gênese, Cap. XIV, item 18)
¨  Perispírito
Propriedades do  Perispírito
¨  Propriedades
           IMPONDERABILIDADE - Que não se pode pesar; Que não tem peso apreciável.
           PENETRABILIDADE - O perispírito não conhece barreiras materiais, pode atravessar muros e paredes deste mundo físico.
           PLASTICIDADE - O perispírito se presta a todas as modificações segunda a vontade que o dirige.
           ABSORÇÃO  - Ação ou efeito de absorver. Assimilar.
¨  Propriedades
           IRRADIAÇÃO - Produz a aura e as possibilidades do fenômeno mediúnico da transfiguração.
           EXPANSIBILIDADE - O perispírito pode se expandir para muito além do corpo físico.
           TANGIBILIDADE - Normalmente o perispírito é intangível, mas pode tornar-se tangível
           INDIVISIBILIDADE - O perispírito não pode ser separado em partes estanques.
¨  Propriedades
Tangibilidade - materializações

¨  Propriedades
Expansão: Emancipação da alma

Funções do Perispírito
¨  Funções do  Perispírito
          INTERMEDIÁRIO ENTRE O CORPO E O ESPÍRITO.
          CONSERVA A INDIVIDUALIDADE
          MODELADOR DO CORPO FÍSICO.
          ASSEGURA A ESTABILIADE DA VIDA FÍSICA.
          ARQUIVO DA MEMÓRIA (O ESPÍRITO É A SEDE DA MEMÓRIA).
¨  Intermediário entre o corpo  e o Espírito
O fluido perispirítico (...) serve de veículo ao pensamento, às sensações e percepções do Espírito. (...) é o agente e o intermediário desse pensamento.  (A Gênese, Cap II, item 23)
O fluido perispirítico constitui, pois, o traço de união entre o Espírito e a matéria. Enquanto aquele se acha unido ao corpo, serve-lhe para transmitir o movimento às diversas partes do organismo, as quais atuam sob a impulsão da sua vontade e para fazer que repercutam no Espírito as sensações que os agentes exteriores produzam.    (A Gênese, Cap. XI item 17)
¨  Intermediário entre o corpo  e o Espírito
Quando o Espírito deseja, o perispírito transmite e o corpo executa. O perispírito é o agente de transmissão.
Veículo da mediunidade: O perispírito desempenha papel essencial em todos os processo mediúnicos.
 É a chave para se entender os fenômenos espíritas, pois é por meio do perispírito que os Espíritos agem sobre a matéria inerte e produzem as diferentes manifestações,  que podem ser de efeitos físicos (barulho, pancadas) ou intelectuais (transmissão do pensamento, visão e audição).
¨  MECÂNICA DA PSICOGRAFIA


¨  Intermediário entre o corpo  e o Espírito
É o órgão sensitivo do Espírito. Nos desencarnados a percepção se dá através do perispírito não mais limitado pelos órgãos do corpo físico.
“O pensamento nasce na mente, percorre todo o organismo (cada célula) antes de se irradiar. Não há um segundo do nosso pensamento que não fique gravado no nosso perispírito.” (Nos Domínios da Mediunidade – André Luiz, cap. 1)
¨  Intermediário entre o corpo  e o Espírito
“O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. Pelos órgãos do corpo, a visão, a audição e as diversas sensações são localizadas e limitadas à percepção das coisas materiais; pelo sentido espiritual, ou psíquico, elas se generalizam: o Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico.” (A Gênese, XIV, 22)
¨  Intermediário entre o corpo  e o Espírito
O pensamento nasce na mente, percorre todo o organismo (cada célula) antes de se irradiar. Não há um segundo do nosso pensamento que não fique gravado no nosso perispírito.(Nos Domínios da Mediunidade – André Luiz, cap. 1)
¨  Conserva a individualidade
O Perispírito torna o Espírito (um ser abstrato) visível ou tangível. Organismo que personaliza, individualiza e identifica o Espírito.
Esse envoltório, denominado perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento. Torna-o apto a atuar sobre a  matéria tangível, conforme se dá com todos os fluidos imponderáveis, que são, como se sabe, os mais poderosos motores. A Gênese, Cap. XI  Item 17
A função individualizadora está relacionada à história e às conquistas evolutivas do ser, apresentando características  peculiares à identificação de cada indivíduo.
Espírito e perispírito são inseparáveis, indestrutíveis companheiros na trajetória evolutiva.




¨  Modelador do corpo físico
Trata-se do “molde” que determina as linhas morfológicas e hereditárias do corpo físico.
É o modelo organizador biológico: O perispírito é o organizador e aglutinador da matéria do plano físico, imprescindível nos processos reencarnatórios.
“Interferindo decisivamente no comportamento hereditário, não apenas modela a forma de que se revestirá o Espírito, desde o embrião que se lhe amolda completamente, como reproduzindo as expressões fisionômicas e anatômicas, quando da desencarnação. Graças às moléculas de que se forma, responde pelas alterações da aparelhagem fisiopsíquica, no campo das necessidades reparadoras que a Lei impõe aos Espíritos calcetas.”   (Estudos Espíritas – Joanna de Ângelis, cap. 4)
¨  Assegura a estabilidade da vida física
Sob o impulso da mente espiritual, o perispírito transfere paulatinamente a  energia vital para o corpo físico, sustentando-o desde a formação até o completo desenvolvimento.

A função conservadora garante vitalidade ao corpo físico durante  o tempo previsto da reencarnação.
“Catalisador da s energias divinas, que assimila, é encarregado de transmitir e plasmar no corpo as ordens emanadas da mente e que procedem do Espíritos. (Estudos Espíritas – Joanna de Ângelis, cap. 4)
¨  Arquivo da Memória
É ainda, pois, ao corpo espiritual que se deve a maravilha da memória, misteriosa chapa fotográfica, onde tudo se grava. (Emmanuel - Roteiro)
Ele (o perispírito) arquiva em seus refolhos (...) todos os acontecimentos, todos os fatos, atos, sensações e até os pensamentos.  (Yvone A. Pereira - Recordações da Mediunidade)
O perispírito é preexistente e sobrevive ao corpo material. É nele que se registram e se acumulam todas as aquisições intelectuais e lembranças.  (Léon Denis - O Porquê da Vida)
Perispírito - arquivo das experiências multifárias das reencarnações. (Joanna de Angelis - Estudos Espíritas)
¨  CENTROS DE FORÇA
CENTROS DE FORÇA
¨  PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA
Localização: Perispírito
Outros nomes:
Ø  Chakras (significa roda em sânscrito)
Ø  Centro Vitais (André Luiz)
Ø  Discos Energéticos (Jorge Andréa)
¨  PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA
Definição
Ø   Centro vitais que se encontram em perfeito comando dos órgãos fundamentais da vida, espalhados na fisiologia somática(corpo).  Estudos Espíritas - Joanna de Ângelis

Ø   Pontos de conexão ou enlace pelas quais fluem a energia de um a outro veículo (períspírito – corpo – perispírito). O Passe –Leadbeater/ Jacob de Melo
Ø   Discos energéticos (chakras) controladores das correntes de energias, centrífugas (do Espírito para a matéria) ou centrípetas (da matéria para o Espírito).  O Passe - Jacob de Melo.
¨  PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA
Definição
O nosso corpo de matéria rarefeita (perispírito) está intimamente regido por sete centros de forças, que se conjugam nas ramificações dos plexos que, vibrando em sintonia uns com os outros, ao influxo do poder diretriz da mente (Espírito), estabelecem, para nosso uso, um veículo de células elétricas, que podemos definir como sendo um campo eletromagnético, no qual o pensamento vibra em circuito fechado. Entre a Terra e o Céu – André Luiz/Instrutor Clarêncio)





¨  Coronário:
Situa-se na parte central do cérebro. Nele se assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência.
Esse centro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais, vibrando, todavia, com eles em justo regime de interdependência.
Entre a Terra e o Céu – André Luiz/Instrutor Clarêncio
Coronário:
Dele emanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo o responsável pela alimentação das células do pensamento e provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica.
É, por isso, o grande assimilador das energias solares e dos raios da espiritualidade superior (ligação com a dimensão espiritual).  Entre a Terra e o Céu – André Luiz/Instrutor Clarêncio
¨  Frontal ou cerebral:
Localizado no nível do lobo frontal. É próximo ao centro coronário, controlando sensações e impressões do mundo sensório.
Responsável pelo controle da inteligência, dos sentidos e das glândulas endócrinas, via hipófise.
¨  Laríngeo:
Localizado na garganta física.
Preside a fonação, a audição, a respiração e as glândulas tireóide, paratireóide.
¨  Cardíaco:
Responde pelas energias que se desenvolvem em todo o aparelho circulatório.
  É responsável pela atividade pulmonar, cardíaca e circulatória. Regula as emoções e os sentimentos.
¨  Esplênico:
Localiza-se na região esplênica, correspondendo ao baço (esquerda do abdômen).
É responsável pela regulação das reservas sanguíneas, a composição dos seus elementos e ainda é vitalizador das defesas orgânicas.
¨  Solar, Umbilical ou Gástrico:
 É responsável pela absorção de alimentos, seu metabolismo e a liberação de suas respectivas energias (somatização e assimilação da energia dos alimentos).
¨  Genésico:
Localizado na região hipogástrica, correspondendo à bexiga.

Responsável pelo amparo do setor sexual, não só na modelagem de novos corpos, como também nos estímulos das realizações e criações entre os seres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário