domingo, 4 de dezembro de 2016

Bicorporeidade e Transfiguração

Casa Espírita Missionários da Luz – ESDE2 - 23/06/2015

Tema: Bicorporeidade e Transfiguração

Objetivos:
a)    Analisar as características específicas desse fenômeno mediúnico

Bibliografia:
O Livro dos Médiuns – Cap. VII, XIX, item 223
A Gênese, Cap. XV – itens 43 e 44

Material:  Livro dos Médiuns para todos.

Desenvolvimento:  
  1. Leitura de página ao acaso, comentários e prece.

2.    Ler com o grupo o  LM itens 114  e 118 (geral),119, 121 – bicorporeidade; 122, 123 - transfiguração
Antes de ler os itens 122 e 123, ler o trecho do caso do parto feito por Eurípedes Barsanulfo estando desdobrado e materializado.

3.    Fixação de Conteúdo
- Perguntar o que é animismo.
Após as respostas do grupo, pedir que 2 a 2, discutam e dêem exemplos para demonstrar, nesses dois fenômenos, se são mediúnicos ou anímicos.

ð  Bicorporeidade: anímico. Não existe intervenção de Espírito desencarnado no fenômeno;
ð  Transfiguração: depende do caso; os citados por Kardec no LM são mediúnicos; o da transfiguração de Jesus é anímico pois foi seu próprio perispírito que se sobrepôs ao corpo.

CAPÍTULO XIX — DO PAPEL DOS MÉDIUNS NAS COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS
Item 223
2ª As comunicações escritas ou verbais também podem emanar do próprio Espírito encarnado no médium?
“A alma do médium pode comunicar-se, como a de qualquer outro. Se goza de certo grau de liberdade, recobra suas qualidades de Espírito.


4.    Prece final.


5.    Anexos

Eurípedes Barsanulfo, notável médium que viveu em Sacramento - MG, dotado de moral irrepreensível, por várias vezes se fez notar no fenômeno da bicorporeidade. Encontramos alguns relatos bastante interessantes, principalmente por terem sido presenciados por testemunhos nem sempre afeitos à Doutrina dos Espíritos. Eurípedes era professor, sendo o fundador do Colégio Allan Kardec em Sacramento (o primeiro colégio espírita em todo o mundo). Era médium dotado de variados tipos de mediunidade, destacando-se a mediunidade de cura e o receituário mediúnico. Muitas vezes entrava em transe durante uma aula e se prestava a socorrer necessitados através da bicorporeidade; certa vez, após um transe, dirige-se aos alunos e diz: "- Prestem atenção. Acabo de fazer um parto difícil, numa residência atrás da Igreja do Rosário. O marido não sabe que a criança já nasceu e está a caminho daqui, para solicitar ajuda. Quando ele entrar na sala os senhores devem ficar de pé para o cumprimentarem. E o homem entrou logo em seguida, muito aflito, de roupa de montaria e chapéu, pedindo a Eurípedes que fosse até a sua residência, com urgência fazer o parto pois sua mulher estava muito mal e a parteira não estava conseguindo resolver o caso. - Acalme-se, respondeu o médium sorrindo, já fiz o parto há 5 minutos atrás... - Não é possível disse o homem, há 5 minutos eu o teria visto no caminho. - O senhor não me viu porque eu fui em Espírito, mas eu vi o senhor, respondeu Eurípedes, e pode voltar para sua casa sossegado, a menina que nasceu é linda e forte. O homem porém duvidou e só saiu dali com Eurípedes junto. Chegando a casa se deparou com a esposa que segurava no leito a filhinha. A parturiente ao ver o médium exclamou: - O senhor não precisava vir de novo seu Eurípedes, eu e o bebê estamos passando muito bem! Em várias outras ocasiões este médium pôde ser visto simultaneamente em dois lugares. (O Apóstolo da Caridade - Eurípedes de Barsanulfo - Jorge Izinni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário