Casa Espírita Missionários da Luz – ESDE2 - 24/02/2015
Tema: Formação e Conceito do Perispírito
Objetivos:
a)
Caracterizar
a formação do perispírito;
b)
Identificar
os centros de força do perispírito;
c)
Analisar
a maneira como são preservadas as conquistas evolutivas do Espírito.
Bibliografia:
- O Livro dos Espíritos - perg. 93 e 135;
- A
Gênese - Cap 14, itens 7 a
10; e Cap 11, itens 17 e 18 (o períspirito na encarnação e desencarnação);
- O
Livro dos Médiuns, Cap 1, item 54 à 57, parte 2;
- O
Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap 4 - item 24
-
Obras Póstumas, parte 1, item 10 "Manifestação dos Espíritos", 13 e
16.
Bibliografia Adicional:
O Passe Magnético – Seus Fundamentos
e Sua Aplicação – Salvador Gentile
Entre o Céu e a Terra – Chico
Xavier/André Luiz – Centros de Força
A Obsessão e Suas Máscaras – Marlene
Nobre
Diretrizes de Segurança – Raul
Teixeira/Divaldo Franco – Cap I, perg 28.
Passes e Radiações – Edgar Armond –
Cap 2 “Centros de Força”
Correnteza de Luz – Raul
Teixeira/Camilo, Cap 1, 2 e 3.
Material: Enviar
o texto resumo ao grupo, antes do dia do estudo
Desenvolvimento:
- Dar as
boas vindas ao grupo e fazer a prece inicial
- Falar que nosso tema hoje é bem conceitual, pois estudar o
perispírito traz detalhes científicos.
- Perguntar
quem ali já estudou o tema em outras ocasiões e já tem familiaridade com o
assunto.
Propor a
divisão em 3 grupos:
i. Grupo dos que vieram do ESDE1 e não conhecem
em profundidade o tema;
ii Grupo dos que já estudaram em outras
ocasiões;
iii. Grupo dos que já conhecem o tema em
profundidade.
4. Passar a tarefa isoladamente a cada grupo:
Grupo 1 – responder as questões propostas na
folha (anexo 2), com base no texto enviado por email;
Grupo 2 – Definir de modo geral os centros de
força, explicando a função de cada um. Para ficar mais claro aos demais, fazer
representação da localização deles no corpo, usando papel e fita adesiva, e o
texto enviado por email como apoio doutrinário.
Grupo 3 – Explicar como
é formado o perispírito e seus órgãos relacionando com o processo de evolução
do ser; a função desses órgãos no Espírito desencarnado; explicar a estrutura
do perispírito, a função do corpo mental e como o patrimônio do Espírito fica
armazenado; e falar da “segunda morte” (perda do perispírito): Reencarnação,
Evolução e Ovoidização.
Usar como base os
textos enviados e o texto do anexo 1.
5. Apresentação dos grupos e respostas a possíveis
dúvidas;
6. Prece final.
ANEXOS
Anexo 1
1.
Segunda Morte
Reencarnação
Evolução
Ovoidização
Libertação, André Luiz, Cap. 6
2. Segunda Morte - Evolução
Haverá mundos onde o
Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o
perispírito?
“Há e mesmo esse
envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o
estado dos Espíritos puros.” Livro do Espíritos,
perg. 186
3. “—Viste companheiros — prosseguiu o
orientador —, que se desfizeram dele (o
corpo espiritual), rumo a esferas sublimes, cuja grandeza por enquanto não
nos é dado sondar (...)” “são servidores
enobrecidos e gloriosos, no dever bem cumprido (...)” Libertação, André Luiz, Cap. 6
4. Segunda Morte - Ovoidização
“os ignorantes e
os maus, os transviados e os criminosos também perdem, um dia, a forma
perispiritual. Pela densidade da mente, saturada de impulsos inferiores, não
conseguem elevar-se e gravitam em derredor das paixões absorventes que por
muitos anos elegeram em centro de interesses fundamentais.” (Libertação, André Luiz, Cap. 6
)
“Gastaram o perispírito, sob inenarráveis tormentas de desesperação”
(Libertação, André Luiz, Cap. 7 )
5.
“Pela oclusão de
estímulos outros, os órgãos do corpo espiritual se retraem ou se atrofiam, por
ausência de função, e se
voltam, instintivamente, para a sede do governo mental, onde se localizam,
ocultos e definhados, no fulcro dos pensamentos em circuito fechado sobre si
mesmos, quais implementos potenciais do germe vivo entre as paredes do ovo.” (Evolução em Dois
Mundos, André Luiz, Cap. 12)
6.
“Entendereis facilmente a posição dos centros vitais
do corpo espiritual, restritos na “ovoidização” — apesar de não terdes
elementos terminológicos que a exprimam —, pensando na semente minúscula que
encerra dentro dela os princípios organogênicos da árvore em que se converterá
de futuro.” (Evolução em Dois Mundos, André Luiz, Cap. 23)
“O caminho de semelhantes
companheiros é a reencarnação na Crosta da Terra ou em setores outros de vida
congênere, qual ocorre à semente destinada à cova escura para trabalhos de
produção, seleção e aprimoramento.”
Libertação, André Luiz, Cap. 6
A CRISE DA MORTE - Ernesto_Bozzano - FEB –
1926
Os Espíritos declaram, ao demais, que uma
espécie de “segunda morte” se verifica nas esferas espirituais, precisamente
como se morre no mundo dos vivos, isto é, quando um Espírito tem chegado à
maturidade espiritual, adormece e desaparece de seu meio, sem que os outros
saibam o que foi feito dele. São, pois, levados, como nós, a fazer, sobre esse
ponto, induções muito diferentes. Eis em que termos fala a respeito o Espírito
Jorge Dawson, no livro da Sra. Dawson Scott, From Four who are Dead (página
126):
• “Nossa existência na mesma esfera
espiritual pode prolongar-se por muito tempo. Todavia, meu pai e minha mãe já
deixaram o meio onde me encontro e penso que não tardarei a segui-los. Suponho
que eles partiram porque a evolução espiritual de ambos atingira o grau máximo
conciliável com a existência em nossa esfera.
Sra. Dawson Scott – Ignoras para onde
eles foram?
• O Espírito – Imagino que a razão por que se
nos tornaram invisíveis é terem seus corpos_espirituais atingido o grau máximo
de purificação, conciliável com as condições da nossa esfera de existência. Em
outros termos: imagino que o fato é devido às minhas condições, que ainda não
chegaram ao necessário grau de purificação.
Sra. Dawson Scott – Qual será a
finalidade dessa longa e lenta evolução?
• O Espírito – Uns pensam a este respeito de
uma maneira, outros pensam diferentemente. Por mim, renuncio a essas
especulações e vivo ditoso por entre as alegrias da hora presente.” (págs.
126-127).
Anexo 2
1.
O
que é o Perispírito?
2.
De
onde o Espírito retira o seu perispírito?
3.
Então,
todos na Terra, temos os perispíritos iguais, ou seja de mesma natureza?
4.
Pode
um Espírito inferior mudar de perispírito e ir a um mundo superior?
5.
No
encarnado, onde fica o perispírito?
---- TEXTO ENVIADO POR EMAIL ANTES do ESTUDO ----
CEMIL - ESDE2 - 24/02/2015 - Tema: Formação e Conceito do Perispírito
IDÉIAS BÁSICAS (textos da
apostila da FEB, roteiros 04 e 05 – Aspecto Científico)
O perispírito ou
corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido
cósmico, é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou
alma (...) No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente,
porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas.(...)"
(01)
"Por meio do
perispírito é que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte e produzem os diversos
fenômenos mediúnicos (...)". (06)
"Do meio onde se
encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele
o forma dos fluidos ambientes.(...)" (02)
"A natureza do
envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do
Espirito.(...)" (03)
" (...) Conforme
seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes
mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar do mundo onde se
encarna" (04)
FONTES DE CONSULTA BÁSICAS
01. KARDEC, Allan,
Formação e propriedades do perispírito. In:- . A Gênese. Trad. de Guillon
Ribeiro, 25. ed. Rio de Janeiro, FEB, 198-2, item 07.
02. Op. cit., item 08, p. 277.
03. Op. cit., item 09, p. 278.
04. Op. cit., item 10, p. 279.
05. KARDEC, Allan. O
perispírito como principio das :manifestações. In:- . Obras Póstumas. Trad. de
Guillon Ribeiro, 16 ed. Rio de Janeiro, - FEB, 1977. item 10, primeira parte,
p, 45
06. Op. cit., item
13, p. 46.
O perispírito, ou
corpo fluídico dos Espíritos, é uma condensação do fluido cósmico em torno da
alma; o corpo carnal resulta de uma maior condensação do mesmo elemento, que o
transforma em matéria tangível.
Embora tenham origem
comum, no mesmo elemento primitivo, as transformações moleculares são
diferentes nesses dois corpos, dai resultando ser o perispírito imponderável e
dotado de qualidades etéreas. Ambos são matéria, mas em estados diversos. (01)
O Espírito forma seu
envoltório perispirítico com os fluidos retirados do ambiente onde vive. Como a
natureza dos mundos varia com seu grau de evolução, será maior ou menor a materialidade
dos corpos físicos de seus habitantes, e os perispíritos guardam relação, quanto
à sua composição, com esse grau de materialidade. Admitindo-se que um Espírito
emigre da Terra, aí fica seu envoltório fluídico e toma, no mundo físico onde
aportar, um outro apropriado ao novo meio (02)
"A natureza do
envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do
Espirito(...)" (03)
A condição moral do
Espírito corresponde, por assim dizer, uma determinada densidade do
perispírito. Maior elevação, menor densidade fluídica. Maior inferioridade,
maior densidade isto é, perispírito mais grosseiro, com maior condensação
fluídica. É claro que mesmo os envoltórios fluídicos mais grosseiros permanecem
imponderáveis. Mas, dentro da relatividade das coisas, pode-se admitir um peso
específico para o envoltório perispirítico. Os de maior peso específico chumbam
os Espíritos as regiões inferiores, impossibilitando-lhes o acesso a planos
mais elevados e, por isso mesmo, a saída para mundos mais elevados. A acentuada
densidade do perispírito de grande número de Espíritos leva-os a confundi-lo
com o corpo físico. Por isso, consideram-se ainda encarnados;, e vivem, na
Terra, imaginando-se entregues a ocupações que lhes eram habituais.
Os perispíritos dos
Espíritos superiores, de reduzido peso específico, lhes conferem uma leveza que
lhes permite viver nos planos elevados assim como o seu deslocamento a outros
mundos. É claro que tais Espíritos podem descer aos planos inferiores e,
normalmente, dada a sutileza de seu envoltórios, não são percebidos pelas
entidades inferiores.
Quando encarnado, o
Espírito mantém seu envoltório perispirítico, constituindo-lhe o corpo carnal,
por conseguinte, um segundo envoltório, mais grosseiro, apropriado ao meio
físico onde vive suas experiências .
Como já foi dito, das
camadas dos fluidos espirituais que envolvem. a Terra, tiram os Espíritos, que
ali vivem, os seus envoltórios perispirítico. Esses fluidos não são homogêneos:
uma mistura de moléculas de várias qualidades, umas mais puras outras menos puras.
Os efeitos que produzem. guardam relação com a quantidade das partes puras que
eles contem. "(...)
Conforme seja mais ou
menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou
das mais grosseiras do fluído peculiar ao mundo onde ele se encarna (...)
" O Espírito atrai as moléculas que se afinam com seu padrão vibratório.
Como conseqüência,
"a constituição intima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos
encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda
" (04), o que não ocorre com o corpo carnal, que é formado pelos mesmos
elementos, independentemente da maior ou menor elevação dos Espíritos que o
revestem. Outra decorrência da forma de composição do perispírito: "(...)
o envoltório perispirítico de um espírito se modifica com o progresso moral que
este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio; (...) os
Espíritos superiores, encarnando, excepcionalmente, em missão, num mundo
inferior, têm perispírito menos grosseiro do que o dos indígenas desse mundo
"(04)
FONTES DE CONSULTA BÁSICAS
08. DELLANE, Gabriel.
A Vida - A idéia diretriz. In:-. A Evolução Anímica -. Trad. de Manuel Quintão,
4. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1976. p. 55.
09. Op. cit., p. 56.
10. -. Corpo
Espiritual. In: -. Evolução em Dois Mundos. Ditado pelo Espírito André Luiz. 6.
Ed. Rio de Janeiro, FEB, 1981. p. 26.
11. Op. cit., p. 28.
12. -. O Papel da
Alma - do Ponto de Vista da Encarnação, da Hereditariedade e da Loucura.-
Resumo. In:- . A Evolução Anímica. Trad. de Manuel Quintão. 4. ed. Rio de
Janeiro, FEB, 1976. p. 225.
Como
ensina o Espírito André Luiz, esse corpo espiritual possui "(...) todo o
equipamento de recursos automáticos que governam os bilhões de entidades
microscópicas a serviço da Inteligência, nos círculos de ação em que nos
demoramos, recursos esses adquiridos vagarosamente pelo ser. em milênios e
milênios de esforço e recapitulação, nos múltiplos setores da evolução anímica
(...)," (10)
Refere-nos
ainda André Luiz que, no corpo espiritual ou psicossoma, estão situados os
centros vitais que presidem à atividade funcional dos vários órgãos que
integram o corpo físico. Esses centros são "(...) fulcros energéticos que,
sob a direção automática da alma, imprimem às células a especialização extrema,
pela qual o homem possui no corpo denso, e detemos todos no corpo espiritual em
recursos equivalentes, as células que produzem fosfato e carbonato de cálcio
para a construção dos ossos, as que se distendem para a recobertura do
intestino, as que desempenham complexas funções químicas no fígado, as que se
transformam em filtros do sangue na intimidade dos rins e outras tantas que se
ocupam do fabrico de substâncias indispensáveis à conservação e defesa da vida
nas glândulas, nos tecidos e nos órgãos que nos constituem cosmo vivo de
manifestação (...) " (11)
O
perispírito retém todos os estados de consciência, de sensibilidade e de
vontade; guarda todos os conhecimentos adquiridos pelo ser. É a sede da
memória."(...) É ele que armazena, registra, conserva todas as percepções,
todas as volições e idéias da alma . E não somente incrusta na substância todos
os estados anímicos determinados pelo mundo exterior, como se constitui a
testemunha imutável, o detentor indefectível dos mais fugidios pensamentos, dos
sonhos entrevistos e formulados (...)." (08)
Todo
o nosso passado nela fica armazenada. As várias etapas de nosso desenvolvimento
estão ai registradas. É o conservador de nossa personalidade, dos elementos de
nossa identificação.
Ao
longo de sua imensa trajetória, desde quando a alma iniciou suas peregrinações
terrestres, sob as formas mais inferiores, vem o perispírito registrando todas
as experiências vividas pelo ser inteligente, incorporando uma bagagem
crescente. "(...) Nada se destrói, tudo se acumula nesse perispírito tão
imperecível e incorruptível como a força ou a matéria de que saiu. Os espetáculos
maravilhosos que nossa alma contempla, as harmonias sublimes que se dilatam nos
espaços infinitos, os esplendores da arte, tudo se fixou em nós, e nós para
sempre possuímos o que pudemos adquirir. O mínimo esforço é levado
mecanicamente ao nosso ativo, nada se perde, e assim é que lenta, mas
seguramente, galgamos a escada do progresso (...)." (09)
É
compreensível que os desregramentos, abusos, os atentados contra o corpo
físico, as lesões aos direitos de outrem, também, tenham seu registro no corpo
espiritual e venham a repercutir já na existência em que ocorrem ou em outra
encarnação.
* * *
Todos os órgãos do corpo espiritual e, conseqüentemente,
do corpo físico foram, portanto, construídos com lentidão, atendendo-se à
necessidade do campo mental em seu condicionamento e exteriorização no meio
terrestre.” (Evolução em Dois Mundos, Cap.4, André Luiz/Chico Xavier)
RETRATO DO CORPO MENTAL — Para
definirmos de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de
tudo, que ele não é reflexo do corpo físico,
porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto ele
próprio, o corpo espiritual, retrata em si o corpo mental (3) que lhe preside a
formação.
Do ponto de vista da constituição e
função em que se caracteriza na esfera imediata ao trabalho do homem, após a
morte, é o corpo espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura
eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e
nutritivos, de acordo, porém, com as aquisições da mente que o maneja.
Todas as alterações que apresenta,
depois do estágio berço-túmulo, verificam-se na base da conduta espiritual da
criatura que se despede do arcabouço terrestre para continuar a jornada
evolutiva nos domínios da experiência.
Claro está, portanto, que é ele
santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em manifestação
incessante,
(3) O corpo mental, assinalado experimentalmente
por diversos estudiosos, é o envoltório sutil da mente, e que, por agora, não
podemos definir com mais amplitude de conceituação, além daquela em que tem
sido apresentado pelos pesquisadores encarnados, e isto por falta de
terminologia adequada no dicionário terrestre. — (Nota do Autor espiritual).
(Evolução em dois
Mundos, Primeira Parte, cap. 2)
Composição
dos seres espirituais:
1. ESPÍRITO
2. CORPO MENTAL
3. CORPO ESPIRITUAL
4. DUPLO ETÉRIO – Fluido Terrestre
5. CORPO FÍSICO – Matéria
Terrestre
Espírito desencarnado
somente possui 1,2 e 3. Os encarnados, possuem todos eles.
O corpo Mental
Ø
O corpo mental (envoltório sutil da mente) preside a
formação do perispírito.
Ø
O corpo mental expande-se na estruturação do
perispírito, dando-lhe sustentação.
Ø
É a parte imperecível do perispírito, pois acompanha
o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde a criação
simples e ignorante até o nível dos puros.
CENTROS DE FORÇAS
Localização: Perispírito
Outros
nomes:
Ø Chakras (significa roda em sânscrito)
Ø Centro Vitais (André Luiz)
Ø Discos Energéticos (Jorge Andréa)
Definição
Ø Centro vitais
que se encontram em perfeito comando dos órgãos fundamentais da vida,
espalhados na fisiologia somática(corpo).
Estudos Espíritas - Joanna de Ângelis
Ø Pontos de
conexão ou enlace pelas quais fluem a energia de um a outro veículo
(períspírito – corpo – perispírito). O Passe –Jacob
de Melo
Ø Discos
energéticos (chakras) controladores das correntes de energias, centrífugas (do
Espírito para a matéria) ou centrípetas (da matéria para o Espírito). O Passe -
Jacob de Melo.
Definição
O nosso corpo de matéria rarefeita (perispírito)
está intimamente regido por sete centros de forças, que se conjugam nas
ramificações dos plexos que, vibrando em sintonia uns com os outros, ao
influxo do poder diretriz da mente (Espírito), estabelecem, para nosso uso,
um veículo de células elétricas, que podemos definir como sendo um campo
eletromagnético, no qual o pensamento vibra em circuito fechado. Entre a Terra e o Céu –
André Luiz/Instrutor Clarêncio)
- CORONÁRIO:
Situa-se na parte central do cérebro. Nele se
assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência.
Esse centro recebe em primeiro lugar os estímulos do
Espírito, comandando os demais, vibrando, todavia, com eles em justo regime de
interdependência.
Entre a
Terra e o Céu – André Luiz/Instrutor Clarêncio
Dele emanam as energias de sustentação do sistema
nervoso e suas subdivisões, sendo o responsável pela alimentação das células do
pensamento e provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à
estabilidade orgânica.
É, por isso, o grande assimilador das energias
solares e dos raios da espiritualidade superior (ligação com a dimensão
espiritual). Entre a Terra e o Céu – André Luiz/Instrutor Clarêncio
Orienta
o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada.
O
centro coronário supervisiona ainda, todos os outros centros vitais.
Evolução
em Dois Mundos – André Luiz, Cap 2
- FRONTAL ou CEREBRAL
Localizado
no nível do lobo frontal. É próximo ao centro coronário, controlando sensações
e impressões do mundo sensório.
Responsável
pelo controle da inteligência, dos sentidos e das glândulas endócrinas, via
hipófise.
- LARÍNGEO
Localizado
na garganta física.
Preside
a fonação, a audição, a respiração e as glândulas tireóide, paratireóide.
- CARDÍACO
Responde
pelas energias que se desenvolvem em todo o aparelho circulatório.
É
responsável pela atividade pulmonar, cardíaca e circulatória. Regula as emoções
e os sentimentos.
- ESPLÊNICO
Localiza-se
na região esplênica, correspondendo ao baço (esquerda do abdômen).
É responsável pela regulação das reservas
sanguíneas, a composição dos seus elementos e ainda é vitalizador das defesas
orgânicas.
- SOLAR, UMBILICAL ou GÁSTRICO
É
responsável pela absorção de alimentos, seu metabolismo e a liberação de suas
respectivas energias (somatização e assimilação da energia dos alimentos).
- GENÉSICO
Localizado
na região hipogástrica, correspondendo à bexiga.
Responsável
pelo amparo do setor sexual, não só na modelagem de novos corpos, como também
nos estímulos das realizações e criações entre os seres.
Exteriorização dos Centros Vitais
Fenômeno a que atendem habitualmente os médicos e
enfermeiros desencarnados, durante o sono vulgar, no auxílio a doentes físicos,
plasmando renovações e transformações no comportamento celular, mediante
intervenções no corpo espiritual, segundo a lei de merecimento, recursos esses
que se popularizarão na medicina terrestre no grande futuro.
Evolução
em Dois Mundos – André Luiz, Cap. 2
Corpo Espiritual Depois da Morte
Apresenta algumas transformações fundamentais,
depois da morte carnal, principalmente no centro gástrico, pela diferenciação
dos alimentos de que se provê, e no centro genésico, quando há sublimação do
amor, na comunhão das almas que se reúnem no matrimônio divino das próprias
forças.
Evolução
em Dois Mundos – André Luiz, Cap. 2
Pode também desgastar-se, na esfera imediata à
esfera física, para nela se refazer, através do renascimento, segundo o molde
mental preexistente, ou ainda restringir-se a fim de se reconstituir de novo,
no vaso uterino, para a recapitulação dos ensinamentos e experiências de que se
mostre necessário. Evolução em Dois Mundos
– André Luiz, Cap. 2
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