domingo, 26 de março de 2017

Estudo Livro Os Mensageiros - Cap 5 - Ouvindo Instruções

Casa Espírita Missionários da Luz - ESDE - 21/03/2017
Estudo do livro: Os Mensageiros – André Luiz

Tema: Os Mensageiros – Cap 5 – Ouvindo Instruções                        Monitora: Lilia

Objetivos:
- Refletir sobre a minha posição frente à transição planetária.

Bibliografia:
- Os Mensageiros, André Luiz/Emmanuel, Cap 5;
- A Gênese, Cap. XI, itens 35 e 36, 43 à 45; Cap.XVIII, itens 1,2,5 à 7, 9, 26 e item ‘A Geração Nova’;
- Transição Planetária, Divaldo P. Franco/ Manoel P. De Miranda, Cap. 3 “A mensagem Revelação”.

Resumo do capítulo:
Cap 5 – Ouvindo instruções – O instrutor Telésforo discorre para todos os aprendizes do trabalho de intercâmbio entre os trabalhadores desencarnados e encarnados. Adverte sobre os companheiros fracassados. Cita empecilhos até nas religiões, além de tristes quadros humanos no mundo todo. Como ajudar a tanto desespero e incompreensão? Só com Jesus, no trabalho, sacrifício e renúncia.

Material: apresentação PowerPoint; papel e canetas para todos

Desenvolvimento:

  1. Apresentação de slides com trechos do capítulo em estudo:

“As transições essenciais da existência na Terra encontram a maioria dos homens absolutamente distraídos das realidades eternas. A mente humana abre-se, cada vez mais, para o contacto com as expressões invisíveis, dentro das quais funciona e se movimenta. Isto é uma fatalidade evolutiva.”
èSe o contato está se abrindo cada vez mais, e estamos distraídos, com quem estamos nos contatando com mais frequência?

“a Humanidade terrena aproxima-se, dia a dia, da esfera de vibrações dos invisíveis de condição inferior, que a rodeia em todos os sentidos. Mas, segundo reconhecemos, esmagadora percentagem de habitantes da Terra não se preparou para os atuais acontecimentos evolutivos.”

“vemos agora a criatura terrestre assoberbada de problemas graves, não só pelas deficiências de si própria, senão também pela espontânea aproximação psíquica com a esfera vibratória de milhões de desencarnados, que se agarram à Crosta planetária, sequiosos de renovar a existência que menosprezaram, sem maior consideração aos desígnios do Eterno.”
            èas nossas deficiências se avolumam pela influenciação dos Espíritos inferiores

  1. Entregar papel e caneta a todos.
Esse é um momento de reflexão individual.  (Projetar as perguntas)
- Pedir que escrevam: O que sei sobre a transição planetária em curso na Terra?

Depois de 3 minutos, novo comando:
- Agora escrever: O que esses conhecimentos, de fato, significam para mim?
           
Depois de 3 minutos, novo comando:
- Agora escrever: O que percebo em meus pensamentos, sentimentos, aspirações e ações que são contrários ao movimento de renovação planetária?
           
Depois de 3 minutos, novo comando:
- Agora escrever: Como devo me preparar para os atuais acontecimentos evolutivos do planeta?
           
Depois de 3 minutos, novo comando:
            - Agora, depois dessa reflexão individual, vamos nos reunir em 4 grupos (ou 3, dependendo do número de participantes), para discutir juntos a terceira pergunta: Como podemos nos preparar para os atuais movimentos de renovação planetária?  (10min)

  1. Apresentação das conclusões dos grupos.

  1. Apresentar alguns trechos sobre a transição planetária em curso em slides:

Já não é somente de desenvolver a inteligência o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento e, para isso, faz-se preciso destruir tudo o que superexcite neles o egoísmo e o orgulho. (A Gênese, cap. XVIII, item 5) èavanço tecnológico enorme, mas solidão e depressão

A Humanidade terrestre, tendo chegado a um desses períodos de crescimento, está em cheio, há quase um século, no trabalho da sua transformação, (A Gênese, cap. XVIII, item 9)

“Uma coisa que vos parecerá estranhável, mas que por isso não deixa de ser rigorosa verdade, é que o mundo dos Espíritos, mundo que vos rodeia, experimenta o contrachoque de todas as comoções que abalam o mundo dos encarnados. (A Gênese, cap. XVIII, item 9)

“É no período que ora se inicia que o Espiritismo florescerá e dará frutos. Trabalhais, portanto, mais para o futuro, do que para o presente. (...) Ditosos os que deles aproveitam desde já. Tantas penas se pouparão esses, quantos forem os proveitos que deles aufiram.”  (A Gênese, cap. XVIII,item 9)
èditosos os que se aproveitam dos trabalhos que já ocorreram na vinda do Espiritismo

incontáveis membros das tribos bárbaras do passado, que permaneceram detidos em regiões especiais durante alguns séculos, de maneira que não impedissem o desenvolvimento do planeta, renascem com formosas constituições orgânicas, fruto da seleção genética natural, entretanto, assinalados pelo primitivismo em que se mantiveram. “
“Apresentam-se exóticos uns, agressivos outros, buscando as origens primevas em reação inconsciente contra a sociedade progressista, tendo, porém, a santa oportunidade de refazerem conceitos, de aprimorarem sentimentos e de participarem da inevitável marcha ascensional...”
"Da mesma forma que, da nossa Esfera, descerão ao planeta terrestre, como já vem sucedendo, milhões de Espíritos enobrecidos para o enfrentamento inevitável entre o amor abnegado e a violência destrutiva, dando lugar a embates caracterizados pela misericórdia e pela compaixão, outros missionários da educação e da solidariedade, que muito se empenharam em promovê-las, em existências pregressas, estarão também de retorno, contribuindo para a construção da nova mentalidade desde o berço, assim facilitando as alterações que já estão ocorrendo, e sucederão com maior celeridade... “  (Transição Planetária, Cap. 3)


  1. Voltar aos trechos do cap.5 dos Mensageiros (em slides):

“como agir diante de milhões de enfermos e criminosos nas zonas visíveis e invisíveis da experiência humana?”
èqual a resposta a essa pergunta?

“Concordamos que a reverência ao Pai, a fé e a vontade são expressões básicas da realização divina no homem, mas não podemos esquecer que o trabalho é necessidade fundamental de cada espírito.”

¢  Emmanuel – ceifa de luz
Não nos iludamos, com respeito às nossas tarefas. Somos todos chamados pela Bênção do Cristo a fazer luz no mundo das consciências – a começar de nós mesmos -, dissipando as trevas do materialismo ao clarão da Verdade, não pelo espírito da força, mas pela força do espírito, a expressar-se em serviço, fraterno, entendimento e educação.
(Cap. 35 – Ao sol da Verdade)


“Precisamos oferecer, no mundo, os instrumentos adequados às retificações espirituais, habilitando nossos irmãos encarnados a um maior entendimento do Espírito do Cristo. Para consegui-lo, todavia, necessitamos de colaboradores fiéis, que não cogitem de condições, compensações e discussões, mas que se interessem pela sublimidade do sacrifício e de renunciação com o Senhor.”
èestamos colaborando com os mensageiros?

- Propor que anotem no caderno, que atuação como ‘colaboradores fiéis’ podemos ser?


6.    Prece final

Baixar apresentação


Nenhum comentário:

Postar um comentário