quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Estudo Nosso Lar - Capítulo 26

Casa Espírita Missionários da Luz
Estudo Livro Nosso Lar  –  26/07/2016

Tema:  Capítulo 26 de Nosso Lar – Self e Ego

Objetivos:
- Reconhecer o real papel do ego, a serviço do Self;
- Refletir: a quem estamos servindo?

Bibliografia:  
- Nosso Lar, André Luiz/Chico Xavier, Cap. 26
- Evang, Cap XVI ‘Não se pode servir a Deus a e Mamon’, item 1
- Espelhos da Alma, Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, Cap 2 – A estruturação do ego ou eu
- Refletindo a Alma, Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, p. 273


Material: música suave; papel e caneta para todos.

Desenvolvimento:

1. Prece Inicial.
2. Iniciar projetando o texto de André Luiz:

“Quando eu recorrera ao Ministro Clarêncio, não estava ainda bastante consciente do que pedia. Queria serviço, mas talvez não desejasse servir. Não entendia o valor do tempo, nem enxergava as bênçãos santificantes da oportunidade. No fundo, era o desejo de continuar a ser o que tinha sido até então - o médico orgulhoso e respeitado, cego nas pretensões descabidas do egotismo em que vivia, encarcerado nas opiniões próprias.”

èVemos aqui, duas ‘vontades’ em desacordo:
- serviço  x não servir
- ser útil x continuar a ser o médico orgulhoso

ècegueira com relação à sua própria condição

André Luiz fala que ‘não estava ainda bastante consciente do que pedia’. De que consciência ele falava?  Que dualidade é essa que ele agora percebia?

ècochico 2 a 2 – 5 min, e depois as colocações das duplas.

3.Projetar:

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, 16:13.) Evang. Cap. VI, item 1
èNa análise desse trecho, Kardec fala da riqueza, representando a vida material, e de Deus, nossa realidade espiritual. Dois senhores, de objetivos opostos.
èQuando falamos de servir, falamos de nos colocarmos sob o comando do ‘senhor’.
èExistem dois ‘eus’: um que serve ao senhor ‘vida material’ e outro, que serve à Deus.
Isso significa que a vida material é ruim? Não! Apenas que ela não é nosso senhor!

Podemos ver André Luiz, em sua última encarnação e ainda nos primeiros tempos em Nosso Lar, servindo aos dois ‘senhores’?
èSim! Isso ocorre com todos nós?
èSim! Nos deixamos levar pelas ilusões do mundo...ficamos ‘cegos’, como disse André Luiz.
è’egóico’ vem de ego. O que é o EGO?

4.Projetar:

O QUE É O EGO

“O ego é o centro do campo da consciência e tudo o que se torna consciente para nós passa pelo ego.”    Espelhos da Alma – Cap 2 – A estruturação do ego ou eu

“É o responsável pela forma como me percebo, me sinto e me posiciono na encarnação em termos de tempo, espaço e as reflexões que faço a meu respeito. As decisões pessoais são movimentadas pelo ego como também os impulsos são organizados e transformados em vontade e ação. Por fim, o ego é o ‘mediador’ das necessidades superiores do Espírito.”                            Espelhos da Alma – Cap 2 – A estruturação do ego ou eu

      èEntão o EGO é importante, necessário. Quando dizemos ‘egóico’ estamos dizendo que nos perdemos na encarnação. Perdemos o foco de quem realmente somos: Espírito reencarnado.

EGO e SELF

  “O eu é o sujeito apenas da minha consciência, mas o Self (Si-mesmo) é o sujeito de todo o ser, também da minha psique inconsciente”. Dentro dele está o eu. A relação do Self com o ego é comparada àquela “do que move com o que é movido”.
Espelhos da Alma – Cap 2 – A estruturação do ego ou eu

èaqui temos o conceito de SELF, que Joanna usa em toda a sua série psicológica. O SELF é o Espírito imortal.

EGO x SELF

      “A infelicidade do ego é pensar que é rei, senhor de toda a casa, sem entender ou aceitar que é apenas um servidor, e que encontrando e aceitando seu papel, poderá ser um ótimo servidor, mas nunca o senhor.”   Refletindo a Alma, p. 273

èaqui vemos a questão de a quem estamos servimos.... quando servimos ao mundo, é o EGO adoecido, esquecido de quem realmente é: a exteriorização do SELF – Espírito imortal.

5.Projetar:

Quando André Luiz fala que ‘não estava ainda bastante consciente do que pedia’. De que consciência ele falava?  A do EGO?
èNão! A CS do SELF! Na realidade, quem pedia era o EGO! O médico orgulhoso de antes...Mesmo desencarnado, tendo passado pelo Umbral, tendo sido acolhido...Vemos como é forte o orgulho e egoísmo... o adoecimento do EGO.

6.Exercício de reflexão: papel e caneta para todos. Colocar uma música suave.
è  Refletir sobre si mesmo. Estamos a serviço de quem? Identificar situações em que sirvo ao EGO (Mamon) e as que sirvo ao SELF (Deus que habita em mim).

7.Projetar

“ (...) seguia Rafael, em silêncio, estranho agora ao prazer das muitas indagações. Em compensação, experimentava novo gênero de atividade mental. (...)Antigamente, avesso às manifestações da prece, agora a utilizava como valioso ponto de referência sentimental aos propósitos de serviço.”

èvemos aqui, a prece como recurso de entrarmos em contacto com nosso verdadeiro EU, com o divino que existe e nós, a centelha divina.

Compreendo hoje, mais que nunca, a necessidade de regenerar meus próprios valores. Perdi muito tempo na vaidade inútil, fiz enormes gastos de energia na ridícula adoração de mim mesmo!...”

èpercepção de si próprio, de suas dificuldades. Identificar a realidade do EU superior, não é se transformar, é mudar a percepção de nós mesmos; sabermos nossas dificuldades, e buscarmos a ‘regeneração’.

“Era sincero, enfim. Não me preocupava o gênero de tarefa, procurava o conteúdo sublime do espírito de serviço.”
èo EGO a serviço do verdadeiro senhor!

“Quando o discípulo está preparado, o Pai envia o instrutor. O mesmo se dá, relativamente ao trabalho. Quando o servidor está pronto, o serviço aparece.”

èa famosa frase de André Luiz...


6. Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário